quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Adoçantes

Os adoçantes ou edulcorantes, vulgarmente denominados adoçantes são os substitutos do açúcar, frequentemente utilizados na indústria alimentar. O seu sabor praticamente não é modificado durante a confeção. Estes possuem um poder adoçante igual ou inferior ao açúcar. Apesar de serem menos calóricos que o açúcar, devido à sua assimilação intestinal incompleta, as suas capacidades energéticas, variam entre 1,5 e 3 Kcal por grama.
A sua transformação no organismo é essencialmente a nível hepático, o que leva a uma transformação lenta da glicose, o mais importante açúcar para nosso organismo. O seu consumo em excesso pode provocar diarreia e gases. Uma vantagem em relação ao açúcar branco, o mais utilizado, é que estes diminuem o número de caries.
Os edulcorantes mais utilizados na área alimentar são o sorbitol (E 420), o xilitol (E 967), o maltitol (E 965), o manitol ( E 421) e o isomalt (E 953).

Mas Atenção!
É preferível optar pelo açúcar que é natural, tendo em atenção as quantidades. Já pensou na quantidade de açúcar que ingere?
Se beber três cafés por dia e se colocar um pacote de açúcar (6 a 7 gr) em cada café, ao fim de o mês ingere 630 gr de açucar, mais de meio Kilo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...